-
Arquitetos: Andrés Jaque / Office for Political Innovation
- Ano: 2014
-
Fotografias:Miguel de Guzmán
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ojalá é a resposta arquitetônica à diversidade do bairro de Malasaña. Uma diversidade que se manifesta na vida cotidiana como uma acumulação de formas diferentes de se encontrar, conversar, comer e beber.
O local dá uma resposta a esta diversidade por meio de uma estratégia de desenho: a montagem de uma série de espaços nos quais a arquitetura promove relações diferentes com o clima, o mobiliário, a posição respeito a outras pessoas e a aparição e acesso à comida e bebida. Uma estufa, aberta à rua. Uma grande mesa compartilhada por clientes e garçons. Algumas medidas que fomentam a conversação informal com desconhecidos. E uma praia artificial, para a encenação de um dia a dia hedonista.
O banheiro (neutro em gênero) é um ambiente igualmente importante. É uma homenagem às Smile Sessions dos Beach Boys, que permitem acessar a um espaço que congela o momento no qual a banda ficou obscura.
Tudo foi construído com fornecedores do mesmo bairro, num processo de experimentação, que permitiu desenvolver uma versão contemporânea do terraço, uma estrutura de estufa a partir de chapas de 1 mm e uma instalação de madeira no espaço, articulada com varetas de 3 mm.